Educadores


Ínicio : Química : Artigos : 

Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Narrativas Acerca da Prática de Ensino de Química: Um Diálogo na Formação Inicial de Professores Popular Versão: 
Atualização:  6/8/2013
Descrição:
GONÇALVES, Fábio Peres; FERNANDES, Carolina dos Santos

Analisamos narrativas de licenciandos em Química sobre a componente curricular Prática de Ensino de Química. Defende-se a narrativa escrita como um processo dialógico e que favorece apreensão de conhecimentos dos professores em formação inicial. As narrativas foram submetidas aos procedimentos da análise textual discursiva e os resultados destacam que parte dos futuros docentes valoriza uma dicotomia entre teoria e prática e, em consequência, a prática em sala de aula como um desenvolvimento de técnicas de ensino descontextualizadas. Os licenciandos, ao mesmo tempo, entendem que a componente curricular é permeada por trabalhos de natureza coletiva. A sala de aula da escola foi reconhecida como um dos espaços explorados pela Prática de Ensino de Química, porém não mencionam outros possíveis espaços igualmente importantes para o exercício docente.

Palavras-chave: Formação de professores de Química. Prática de Ensino. Narrativas.

Downloads 533  533  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma QNESC. Vol. 32, N° 2, mai. 2010.  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.