Educadores


Ínicio : Matemática : Artigos : 

Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!A aprendizagem da trigonometria do triângulo retângulo através da resolução de problemas Popular Versão: PDF
Atualização:  26/12/2013
Descrição:
MIRANDA, Catarina de Jesus Valado

Este estudo procura compreender de que modo a resolução de problemas contribui para a aprendizagem da Trigonometria do triângulo retângulo, em alunos do 9.º ano de escolaridade. Assim, pretendeu responder às seguintes questões: Que estratégias usam os alunos para resolver problemas de Trigonometria do triângulo retângulo? Quais os conhecimentos sobre a Trigonometria do triângulo retângulo que os alunos põem em prática na resolução de problemas de Trigonometria do triângulo retângulo? Quais as dificuldades manifestadas pelos alunos na resolução de problemas de Trigonometria do triângulo retângulo? O estudo segue uma metodologia qualitativa de natureza interpretativa.Os instrumentos de recolha de dados são a observação participante, a recolha documental, nomeadamente diversos documentos escritos produzidos pelos alunos, e um questionário.Os resultados do estudo evidenciam que os alunos, quando confrontados com problemas que envolvem a Trigonometria do triângulo retângulo, usam estratégias diferenciadas conforme o tipo de problema. A mais utilizada pelos grupos é identificar a informação pretendida, a informação dada e a informação de que se necessita. Quando possível os alunos preferem recorrer a conhecimentos anteriores, como seja, o teorema de Pitágoras e propriedades de triângulos, do que a conhecimentos trabalhados na unidade. As principais dificuldades passam pela utilização de simbologia matemática.

Palavras-chave: Aprendizagem em matemática. Trigonometria do triângulo retângulo. Resolução de problemas. Estratégias de resolução.

Downloads 7392  7392  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade de Lisboa  Site http://www.ulisboa.pt/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.