BEZERRA, Adriana da Silva Velozo; ARAÚJO, Aylla Gabriela Paiva de; ARAÚJO, Andriely Iris Silva de Araújo
A pesquisa objetivou-se em mostrar a aplicabilidade dos conceitos trigonométricos, em especial algumas funções trigonométricas, utilizando material concreto (Bingo Trigonométrico) e usando as novas tecnologias (softwares) proporcionando aos alunos uma dinamicidade da Matemática, contribuindo para uma aprendizagem significativa. A pesquisa foi realizada por alunas bolsistas do PIBID/UEPB e desenvolvida em duas turmas de 2º ano médio na Escola Estadual de Ensino Médio Inovador e Profissionalizante Dr. Hortêncio de Sousa Ribeiro – PREMEM, na cidade de Campina Grande – PB. Em sala de aula mostrou-se uma breve apresentação sobre a história da trigonometria, apenas na perspectiva de mostrar a importância desse conteúdo no desenvolvimento da sociedade. Utilizaram-se também alguns softwares educativos como o jogo Sinuca e Trigonometria. Funções Trigonométricas I e o GeoGebra ajudaram no reconhecimento de gráficos. De acordo com os resultados do pré-teste e pós-teste, houve uma melhora significativa na aprendizagem dos conteúdos trigonométricos.