Categoria: Matemática Artigos |
Aspectos cognitivos, metacognitivos e afetivos envolvidos na resolução de problemas matemáticos |
Versão: Atualização: 6/6/2013 |
Descrição:
ALVES, Hamilton Oliveira e LUZ, Araci Asinelli da
A partir de uma experiência desenvolvida com estudantes do ensino médio envolvendo a Resolução de Problemas Matemáticos em sala de aula utilizando-se procedimentos heurísticos, tem-se por objetivo a discussão, sob o ponto de vista teórico, acerca dos aspectos cognitivos, metacognitivos e afetivos subjacentes à resolução de problemas de Matemática. Sem descaracterizar o modelo tradicional de Resolução de Problemas Matemáticos, discutir e propor possibilidades para a prática pedagógica do(a) professor(a) de Matemática que envolva o(a) estudante diretamente no processo, contribui para o ensino e aprendizagem significativo na resolução de problemas e estimula a formação reflexiva dos(as) sujeitos, com ênfase no diálogo.
Palavras-chave: Cognição e aprendizagem, Metacognição, Resolução de problemas matemáticos.
|
2227 0 bytes Revista Contemporânea de Educação - UFRJ http://www.revistacontemporanea.fe.ufrj.br/ |
|
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.