Revemat - Revista Eletrônica de Educação Matemática. 90 V4.8, p.90-113, UFSC: 2009
COLOMBO, Janecler Aparecida Amorin; BUEHRING, Roberta Schnorr e MORETTI, Méricles Thadeu
Neste artigo procuramos investigar a possibilidade de que os registros de representação semiótica dos objetos matemáticos, em particular, aqueles relacionados à Análise de Dados possam ser explicitados nos currículos de Matemática. Com esse propósito buscamos desenvolver um ensaio de uma proposta curricular para o ensino básico que articule os objetos matemáticos às diferentes representações semióticas em diferentes tarefas escolares. Para a realização desta pesquisa tomamos por base os registros de representações semiótica de Duval, a ideia do currículo em rede de Pires e o estudo sobre a diversidade e natureza das tarefas escolares em Ponte.
Palavras-chave: Registros de representação semiótica. Análise de Dados. Tarefas Escolares. Currículo de Matemática.