Educadores



Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Adaptação:O Projeto de Leitura em Dom Quixote das Crianças, de Monteiro Lobato, Redesenhando para a Popular Versão: 
Atualização:  26/4/2013
Descrição:
GUOLLO, Fernanda Maccari

Para o incentivo da prática da leitura literária que é fundamental ao desenvolvimento intelectual das crianças, estão presentes na contemporaneidade variados gêneros textuais desde a prosa às HQs (história em quadrinhos). Nesta perspectiva, corrobora a literatura voltada ao público infanto-juvenil escrita nas primeiras décadas do século XX, em especial, o título Dom Quixote das Crianças (1936), de Monteiro Lobato, às tendências literárias atuais para disseminar no leitor-criança o gosto pela leitura. Pensando por esse viés, foi analisada a adaptação de um clássico da literatura universal escrita por Miguel de Cervantes Saavedra, Dom Quixote de La Mancha (1605-1615), por representar para o mercado editorial da época um projeto de leitura com direito a uma tradução de caráter adaptativo. Tendo como feedbacks alguns trechos da narrativa original que ao serem lidos por Dona Benta nota-se a dificuldade das crianças do Sítio em entender a linguagem empregada por sua feitura rebuscada.
Lobato reestrutura partes relevantes do enredo e publica uma das suas primeiras adaptações. Na primeira década do século XXI, André Simas, pensando na ação midiática das imagens, adapta esse título de Lobato para os quadrinhos. Assim, este artigo busca analisar a adaptação realizada por Lobato e aquela realizada por Simas com o intuito de averiguar como está composta a adaptação da prosa às histórias em quadrinhos (HQs) desse clássico literário, bem como suas particularidades desde
a composição estética, seus protocolos e a relação intertextual (e interdiscursiva).

Palavras-chave: Literatura infantil. Adaptação. Monteiro Lobato. Dom Quixote das Crianças. Histórias em quadrinhos (HQs).

Downloads 4836  4836  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://periodicos.unesc.net/index.php/SELM/article/view/453
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.