Educadores



Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!A influência dos hipertextos digitais para o ensino e aprendizagem de ortografia: inov@ç@o ou “erro” Popular Versão: 
Atualização:  29/10/2012
Descrição:
SILVA, Suelen Érica Costa da

Neste artigo apresento o resultado de um estudo de caso realizado no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, campus Araxá. A pesquisa teve como objetivo investigar se os problemas ortográficos presentes em produções escolares de um grupo de alunos da referida instituição estão atrelados à linguagem dos hipertextos digitais ou a fatores de outra natureza. Em termos metodológicos, fez-se a opção pela pesquisa de campo, com abordagem quantitativa e qualitativa. Os dados foram coletados a partir de redações escolares, formulários sociolinguísticos e, posteriormente, analisados à luz dos seguintes teóricos: Fiorin (2008), Toneli (1998), Xavier (2005), dentre outros. Constatou-se que os problemas ortográficos levantados estão atrelados a três dos cinco fatores, que, segundo Toneli (1998), colaboram para a alteração da grafia correta das palavras da língua portuguesa.

Palavras-chave: Hipertexto. Ortografia. Ensino.

Downloads 1535  1535  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Anais Hipertexto 2009   Site http://http://www.ufpe.br/nehte/hipertexto2009/anais.html
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.