Educadores



Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Anarquia nos sonetos de José Oiticica? Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
OMENA, Maria Aparecida Munhoz de

Este artigo tem como objetivo analisar a relação ou as relações entre o teórico, ativista político e poeta José Oiticica, já que é evidente a presença de conceitos morais e políticos nos poemas de Fonte Perene. O estudo inicial mostra um conflito entre o espírito ativo e ativista, portador de conceitos de uma visão política, e o espírito sensível e inspirado de um poeta preocupado com a natureza interior humana. Sob o ponto de vista formal, essa tensão é traduzida já na escolha do soneto, a mais ―fechada e estruturada das formas poemáticas. Chama a atenção o fato de, ativista do Anarquismo, que pregava a dissolução da estrutura de governo e de poder político no país e no mundo, o poeta ter escolhido justamente o soneto para expressar suas ideias políticas.

Palavras-chave: Literatura Brasileira. História e crítica. Poesia brasileira. Anarquismo. Anarquistas na literatura. José Oiticica.

Downloads 2245  2245  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma REVISTA LITTERIS   Site http://www.artigonal.com oralidade/escrita
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.