Educadores



Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Graus de explicitação: marcas da intervenção oral docente em reescrita de produção textual Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
RAUEN, Fábio José; SOUZA, Jamille Militão de

Neste estudo de caso, com base na teoria da relevância de Sperber e Wilson (1995), analisam-se os efeitos da intervenção oral docente nos graus de explicitação da reescrita de uma produção textual por um aluno da 3a série do ensino médio de Imbituba, Santa Catarina. A pesquisa foi organizada em três etapas: na primeira, o aluno produziu
um texto, cujos graus de explicitação foram avaliados pelo docente; na segunda, houve uma intervenção oral; e, na terceira etapa, solicitou-se a reescrita desse texto. Os resultados corroboram: a) a hipótese de que a reescrita contém marcas da intervenção docente, dos ambientes cognitivos ativados nas fases anteriores e das informações inéditas advindas da elaboração do segundo texto; e b) a hipótese do aumento do grau de explicitação na reescrita.
Neste artigo, aplicando-se a metodologia de Rauen (2005), esses resultados são apresentados na análise da primeira produção textual, da intervenção oral e da reescrita do aluno.

Palavras-chave: cognição; teoria da relevância; reescrita.

Downloads 600  600  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma  Revista Linguagem e Ensino   Site http://rle.ucpel.tche.br/index.php?sCentro=php/edicoes/v12n1/v12n1.php
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.