Educadores



Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!O Professor de Letras e o seu Discurso: A Constituição do Ethos de Professores do ensino  Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
SOUZA, Gilton Sampaio de Souza; COSTA Rosa Leite da

Os estudos retórico-argumentativos contemporâneos apontam para a
necessidade de reflexão sobre o papel da imagem do orador do discurso nos processos de constituição de sentidos. Partindo, então, do pressuposto de que a imagem que o próprio orador/enunciador transparece e revela de si (o ethos) no discurso tem papel fundamental no êxito das discussões e na defesa de pontos de vista em processos interacionais, objetivamos, aqui, discutir o ethos do professor de línguas, refletindo sobre a forma como ele constrói a imagem de si, enquanto profissional da área de Letras, considerando o(s) seus(s) possível(is) interlocutor(es) e as condições de produção do discurso. Como universo de estudo, temos os professores que atuam no Ensino Superior, especificamente no Curso de Letras do CAMEAM/UERN. Tomaremos como objeto de análise as respostas ao questionário dadas pelos professores sobre o seu trabalho com os gêneros discursivos em sala de aula. Para tanto, fundamentamo-nos na perspectiva de linguagem como interação social de Bakhtin (1995/1997), nos postulados da Nova Retórica ou Teoria da Argumentação, de Perelman e Tyteca (2002), na discussão retórica sobre o ethos, de Amossy (2008) e na contribuição de autores como Reboul (2002), Souza (2008) e Meyer (2007). Os resultados apontam para a construção de um sujeito histórico/institucional que recorre
a diferentes estratégias de convencimento, para construir uma imagem de credibilidade e confiança. Esperamos, dessa forma, contribuir para o estudo de questões relativas à argumentação no discurso e ao próprio papel do professor como mediador de práticas educativas.

Palavras-chave: Discurso. Ethos. Argumentação.

Downloads 688  688  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://www.letramagna.com
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.