Educadores



Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Notícias de estudos realizados sobre as formas de tratamento no português brasileiro Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
MODESTO, Artarxerxes Tiago Tácito

O estudo das formas de tratamento no Brasil tem merecido muita atenção nos últimos anos. A crescente utilização da forma “você” em detrimento de “tu” tem sido analisada amplamente como uma opção para um tratamento igualitário. É corrente a afirmação que a forma “você” vem adquirindo estatuto pronominal, enfraquecendo a concordância e acarretando muitas mudanças a partir de meados dos séculos XIX. Em meio a essa concorrência, aparece as formas “o senhor” e “a senhora”, que indicam tratamento mais formal. As formas “vós” e “vos”, “vosso”, também desaparecem, cedendo lugar a “Vocês”. Este artigo faz uma reflexão sobre os resultados de alguns trabalhos desenvolvidos no Brasil sobre esse tema, procurando com isso traçar um paralelo entre as formas de tratamento correntes do português brasileiro atual.

Palavras-chave: Tratamento. Tu. Você.

Downloads 698  698  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Eletrônica de Divulgação Científica em Lín  Site http://www.letramagna.com
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.