Educadores


Ínicio : História : Artigos : 

Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!A formação da consciência histórica de alunos e professores e o cotidiano em aulas de História Popular Versão: PDF
Atualização:  26/9/2013
Descrição:
SCHMIDT, Maria Auxiliadora M. dos S.; GARCIA, Tânia M. F. B.

As reflexões contidas neste artigo fazem parte do conjunto de preocupações relacionadas com o significado escolar do conhecimento histórico e sua participação no processo de renovação da escola que, "(...) tem uma terrível necessidade de ser transformada" (SNYDERS, 1988, p. 11). Trata-se de transformar a escola reformulando os conteúdos que a definem. As reflexões apresentadas colocam em debate elementos norteadores da redefinição dos conteúdos e de suas abordagens no ensino de história das séries iniciais, tendo como finalidade a formação da consciência histórica de alunos e professores. Estas reflexões foram produzidas no contexto do projeto "Recriando Histórias". Como resultados, aponta-se a explicitação de princípios que poderão nortear a vivência de novas práticas em aulas de história, em especial quanto à possibilidade de novas formas de captação e didatização de conteúdos que contribuam para o desenvolvimento da consciência histórica crítico-genética (RÜSEN, 1992).

Palavras-chave: Ensino de história. Consciência histórica. Formação de professores.

Downloads 1566  1566  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Caderno Cedes - Unicamp  Site http://www.cedes.unicamp.br/
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.