Educadores


Ínicio : História : Artigos : 

Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!O uso de fontes históricas nas séries iniciais do Ensino Fundamental Popular Versão: PDF
Atualização:  27/9/2013
Descrição:
BERNARDO, Susana Barbosa R.; SIMON, Cristiano Biazzo

O presente trabalho traz algumas reflexões da pesquisa de mestrado em curso intitulada: "A construção do saber histórico nas séries iniciais do ensino fundamental: o uso de fontes", cujo objetivo é refletir sobre a prática docente e discente na produção do saber histórico nessa etapa de formação, a partir do uso de fontes históricas. A pesquisa está sendo desenvolvida no município de Tarumã, localizado no interior do estado de São de Paulo, com uma população de pouco mais de doze mil habitantes. A cidade atende em suas sete escolas de educação básica e em um pólo da Universidade Aberta do Brasil, cerca de quatro mil alunos. Entre as quatro escolas municipais foram selecionadas oito classes, sendo duas do segundo ano, duas do terceiro, duas do quarto ano e duas do quinto ano do ensino fundamental. A seleção ocorreu após a aplicação de um questionário dirigido aos docentes tendo a participação de trinta e quatro, ou seja 87%, dos trinta e nove docentes que atuam nas séries iniciais do ensino fundamental, sendo possível compor o perfil desses profissionais e a disponibilidades dos mesmos em participar da pesquisa.

Palavras-chave: Fontes históricas. Séries iniciais. Historicidade.

Downloads 2330  2330  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma ENPEH  Site http://www.oficinasdehistoria.com.br/viii-encontro-nacional-perspectivas-do-ensino-de-historia/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.