Educadores


Ínicio : Geografia : Artigos : 

Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!As Imagens na Geografia: Coordenadas Semióticas para a compreensão da ordenação dos lugares Popular Versão: 
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
KATUTA, Ângela Massumi

O presente trabalho resulta dos desdobramentos oriundos de minha tese de doutoramento intitulada O Estrangeiro no “mundo da geografia”. Neste, inicialmente discuto, a relevância das imagens enquanto indícios, testemunhas oculares (Burke 2004), representações e registros de geograficidades e, portanto, sua imprescindibilidade no processo de construção dos conhecimentos geográficos. Posteriormente, indico a relevância da cartografia e, em específico do mapa, enquanto linguagem-imagem ou discurso fundamental para a compreensão das geograficidades do fenomênico. Contudo, aponto também a necessidade de apropriação de linguagens artísticas, dentre elas, o exemplo a ser utilizado será o da pintura , que auxilia no entendimento da ordenação espacial do fenomênico a partir da dimensão subjetiva-objetiva.

Palavras-chave: Estrangeiro. Geografia. Lugar. Imagens. Cartografia.

Downloads 727  727  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/estgeo/article/view/6419
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.