Categoria: Geografia Artigos |
Contribuição das geotecnologias nos estudos escolares: Comunidade de Vila Aparecida, Bacia Hidrográf |
Versão: Atualização: 4/9/2013 |
Descrição:
COCHEV, Jakeline Santos ; CASARIN, Rosália
A pesquisa foi desenvolvida com alunos da Escola Municipal Buritis, em Vila Aparecida, localizada na Bacia Hidrográfica do Córrego Cachoeirinha, que pertence à Bacia Hidrográfica do Paraguai/Jauquara (BHPJ), sudoeste de Mato Grosso. A pesquisa se constitui em uma metodologia de ensino-aprendizagem, teve como objetivo demonstrar a contribuição das geotecnologias no ensino Fundamental e Médio através de materiais cartográficos em meio analógico e digital. Foram elaborados mapas e cartas-imagem nos SIGs SPRING e ArcGis, e submetidos aos alunos de 5a a 8a séries para identificar elementos espaciais enquanto eram expostos conteúdos de organização espacial, propostos no plano pedagógico da escola. A prática pedagógica evidenciou boa perspectiva para o ensino-aprendizagem da organização espacial e da interrelação do local, o regional e o global. Ressalva-se que a falta de preparo dos usuários daquela comunidade, de manuseio de materiais cartográficos dificultaram o desempenho proposto. Embora, atualmente, as geotecnologias se constituem em ferramentas elementares para o ensino de Geografia, ainda há amplos empecilhos a serem transpostos.
Palavras-chaves: Geotecnologias. Geografia. Ensino. Cartas-imagem. Mapas temáticos. Bacia hidrográfica. Google Earth.
|
2248 0 bytes http://www2.unemat.br |
|
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.