Categoria: Física Artigos |
A natureza da luz e o ensino da óptica: uma experiência didática envolvendo o uso da história e da f |
Versão: pdf Atualização: 28/3/2012 |
Descrição:
SILVA, Boniek Venceslau da Cruz; MARTINS, André Ferrer Pinto
Este trabalho apresenta uma experiência que compreendeu a elaboração, aplicação e análise de uma unidade didática que propõe a introdução de elementos da História e da Filosofia da Ciência no ensino médio como subsídios à aprendizagem de conceitos da óptica, de forma geral, e de aspectos relativos à natureza da ciência, de forma específica. Valendo-nos de episódios históricos sobre a controvérsia existente acerca da natureza da luz, principalmente nos séculos XVII e XVIII, como também de recortes da história da óptica no que diz respeito ao desenvolvimento de modelos explicativos do processo da visão, elaboramos e aplicamos uma unidade didática a duas turmas do ensino médio noturno de uma escola da rede pública estadual da cidade de Parnamirim (RN). A análise dos dados apontou para aspectos favoráveis das estratégias idealizadas, bem como mostrou indícios de dificuldades inerentes ao processo. Apesar disso, entendemos que a unidade didática logrou êxitos no que diz respeito à aprendizagem da maioria dos alunos, tanto em relação a uma melhor compreensão da ciência como também de conceitos da óptica.
Palavras-Chave: História da Ciência; Óptica; Natureza da Ciência; Ensino de Ciências.
|
957 0 bytes Experiências em Ensino de Ciências – V. 5, N. 2, 2 http://www.if.ufrgs.br/eenci/artigos/Artigo_ID110/v5_n2_a2010.pdf |
|
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.