Categoria: Física Artigos |
Uma revisão sobre aspectos fundamentais da teoria de Piaget: possíveis implicações para o ensino de |
Versão: pdf Atualização: 27/3/2012 |
Descrição:
GOMES, Luciano Carvalhais; BELLINI, Luzia Marta
Este artigo tem como objetivo mostrar as implicações do empirismo, inatismo e construtivismo no processo ensino-aprendizagem de física. Para tanto, são apresentadas algumas reflexões sobre o conceito de epistemologia e as diferentes formas de entender a origem do conhecimento, incluindo alguns pontos fundamentais da teoria construtivista de Piaget, a saber: assimilação, acomodação, interacionismo, equilibração e adaptação. Conclui-se que a teoria piagetiana do conhecimento é uma teoria com fortes argumentos para subsidiar a prática pedagógica de professores de física.
Palavras-chave: ensino de física, epistemologia, empirismo, inatismo e construtivismo.
|
501 0 bytes Rev. Bras. Ensino Fís., v. 31, n. 2, 2009 http://www.scielo.br/pdf/rbef/v31n2/02.pdf |
|
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.