Categoria: Física Artigos |
A Argumentação no Discurso de um Professor e seus Estudantes sobre um Tópico de Mecânica Newtoniana |
Versão: pdf Atualização: 19/4/2013 |
Descrição:
VIEIRA, Rodrigo Drumond; NASCIMENTO, Silvania Sousa do
Neste artigo consideramos algumas contribuições aos processos de ensino e aprendizagem na formação inicial de professores de Física à luz de um referencial teórico argumentativo (BILLIG, 1996) com bases avaliativas (TOULMIN, 1958). Para tanto, foi selecionado e analisado, segundo esses referenciais, um episódio de ensino com contraposição de ideias sobre uma noção cuja definição tem sido pouco considerada na própria literatura especializada: o repouso mecânico. Nesse processo, averiguamos como a ação pedagógica do professor formador refletiu-se na produção de argumentos por parte dos licenciandos. Por fim, tecemos algumas comparações destes resultados com aqueles da educação básica.
Palavras-chave: Formação de professores. Processos de ensino e aprendizagem. Argumentação.
|
1718 0 bytes Cad. Bras. Ens. Fís., v. 24, n. 2, 2007 http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/1084 |
|
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.