Educadores


Ínicio : Física : Artigos : 

Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!A dinâmica de grupos de aprendizagem de Física no ensino médio: um enfoque psicanalítico Popular Versão: pdf
Atualização:  19/4/2013
Descrição:
BARROS, Marcelo Alves; VILLANI, Alberto

Neste trabalho investigamos dois grupos de alunos de Física do Ensino Médio que participaram de duas disciplinas ministradas pelo mesmo professor. O ponto mais intrigante observado ao longo do trabalho foi a diferença dos resultados didáticos conseguidos nos dois casos. No primeiro, houve mudança significativa no grupo analisado, que se tornou um grupo operativo; no segundo, o grupo desenvolveu atitudes agressivas e acabou desintegrando-se. O referencial teórico adotado é de orientação psicanalítica, particularmente a obra de Anzieu sobre grupos. Concluímos destacando como uma das competências profissionais necessárias do professor de Física sua capacidade em sustentar e conduzir o processo de aprendizagem com grupos de alunos.

Palavras-chave: Ensino de Física. Grupos de aprendizagem. Psicanálise & Educação. Formação de professores.

Downloads 849  849  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Investigações em Ensino de Ciências – V9(2), 2004  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/main/artigos/openAbstract.php?idArtigo=113
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.