Educadores


Ínicio : Filosofia : Artigos : 

Categoria: Filosofia Artigos
Fazer Download agora!Da educação inclusiva: das diferenças como possibilidades (da teoria à prática) Popular Versão: PDF
Atualização:  8/11/2012
Descrição:
ROSA, Luiz Carlos Mariano da

Detendo-se na questão que envolve a educação inclusiva, a investigação recorre à noção de diversidade para caracterizar um processo que se impõe como a afirmação do direito à diferença e demanda a adequabilidade das estruturas socioculturais no sentido de possibilitar o cumprimento da legislação que, não se restringindo ao âmbito da instituição escolar e do sistema educacional que as compõem, mas tendo-o como fundamento, converge para construir as condições necessárias para viabilizar a condição de cidadania para os portadores de deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, entre outros problemas que representam um grau de dificuldade no tocante à adaptação ao arcabouço social que afeta desde a relação de ensino e aprendizagem até o exercício da atividade profissional e requer não menos do que a descoberta, a utilização e a ampliação das suas potencialidades, tanto quanto, em suma, a emergência das suas aptidões.

Palavras-chave: Diversidade. Educação inclusiva. Sociedade igualitária. Trabalho.

Downloads 793  793  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Lentes Pedagógicas  Site 200.233.146.122:81/revistadigital/index.php/lentespedagogicas/issue/current;
Avaliação: 6.00 (4 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.