Educadores


Ínicio : Espanhol : Artigos : 

Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Discurso e prática na formação docente: as concepções sobre ensinar uma língua e o mito de Hermes  Popular Versão: 
Atualização:  1/10/2013
Descrição:
OLIVEIRA, Ana Larissa Adorno Marciotto

O foco principal deste trabalho foi analisar o discurso e a práxis de três professoras de inglês de escolas públicas, da grande Belo Horizonte (MG), participantes de uma pesquisa-ação colaborativa, ocorrida nos anos de 2004 e 2006. No início da pesquisa, as professoras também faziam parte de um Projeto de Formação Continuada de Professores (Projeto EDUCONLE- FALE-UFMG). Por meio de sessões colaborativas, realizadas entre pesquisadora e professoras, e da observação participante de aulas, o estudo objetivou identificar as concepções das professoras sobre ensinar uma língua, bem como seu processo de reconstrução ocorrido ao longo do estudo. Os resultados assinalaram que a rede de colaboração entre pesquisadores e escola básica conduziu a mudanças discursivas, incidentes na ação docente e observáveis mesmo após as professoras terem perdido o contato direto com a rede de colaboração. Ademais, ressalta-se que as ações colaborativas conduziram à intensificação do desenvolvimento da autonomia crítica das professoras pesquisadas, num processo discursivamente demarcado, aqui representado pela imagem do deus grego Hermes.

Palavras-chave: Pesquisa-ação colaborativa. Discurso. Ensino de línguas. Concepções sobre ensinar.

Downloads 374  374  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Linguagem & Ensino, Pelotas, v.13, n.1, p.139-156  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.