O foco principal deste trabalho foi analisar o discurso e a práxis de três professoras de inglês de escolas públicas, da grande Belo Horizonte (MG), participantes de uma pesquisa-ação colaborativa, ocorrida nos anos de 2004 e 2006. No início da pesquisa, as professoras também faziam parte de um Projeto de Formação Continuada de Professores (Projeto EDUCONLE- FALE-UFMG). Por meio de sessões colaborativas, realizadas entre pesquisadora e professoras, e da observação participante de aulas, o estudo objetivou identificar as concepções das professoras sobre ensinar uma língua, bem como seu processo de reconstrução ocorrido ao longo do estudo. Os resultados assinalaram que a rede de colaboração entre pesquisadores e escola básica conduziu a mudanças discursivas, incidentes na ação docente e observáveis mesmo após as professoras terem perdido o contato direto com a rede de colaboração. Ademais, ressalta-se que as ações colaborativas conduziram à intensificação do desenvolvimento da autonomia crítica das professoras pesquisadas, num processo discursivamente demarcado, aqui representado pela imagem do deus grego Hermes.
Palavras-chave: Pesquisa-ação colaborativa. Discurso. Ensino de línguas. Concepções sobre ensinar.