A pretensão de compreender e pensar a complexidade das ações humanas na primeira infância motivou-me a abordar, como objeto de estudo desta pesquisa, as expressões simbólicas nas atividades lúdicas oferecidas a crianças de quatro, cinco e seis anos de idade na Pré-escola. A concepção e organização da investigação basearam-se em princípios de pesquisa delineados por Thiollent (1985). O modo de investigação utilizado foi o estudo de caso. O trabalho de investigação foi planejado para a realização de um estudo qualitativo do tipo pesquisa-ação. Do ponto de vista teórico, as diferentes experiências lúdicas realizadas permitiram comprovar a validade da teoria da formação do símbolo na criança de Jean Piaget, para a explicação das diferentes condutas das crianças definidas como jogo simbólico. Além disso, foi interessante comprovar como a teoria de Piaget explica as diferentes condutas que caracterizam o referido jogo e a maioria das condutas das crianças. A pesquisa realizada permitiu que se discutisse na escola o valor e o lugar do jogo, da brincadeira e do movimento nos currículos educacionais existentes.
Palavras-chave: Jogo simbólico. Educação Infantil. Pesquisa-ação.