Categoria: Ciências Artigos |
A aula de ciências nas séries iniciais do ensino fundamental: ações que favorecem a sua aprendizagem |
Versão: PDF Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
ZANON, Dulcimeire Ap Volante; FREITAS, Denise de.
Este artigo tem como objetivo discutir a importância das atividades investigativas e das interações discursivas em sala de aula no ensino de Ciências. Essas atividades podem ser entendidas como situações em que o aluno aprende ao envolver-se progressivamente com as manifestações dos fenômenos naturais, fazendo conjecturas, experimentando, errando, interagindo com colegas, com os professores, expondo seus pontos de vista, suas suposições, e confrontando-os com outros e com os resultados experimentais para testar sua pertinência e validade. Esses processos de ensinoaprendizagem têm no início da escolarização uma importância ainda maior, pois auxiliam os alunos a atingir níveis mais elevados de cognição, o que facilita a aprendizagem de conceitos científicos. Ao se utilizar o instrumento analítico desenvolvido por Mortimer e Scott, foi possível revelar as dinâmicas interativas e os fluxos de discurso em salas de aula das séries iniciais do Ensino Fundamental, ajudando a compreender aspectos importantes da prática docente e do processo de aprendizagem científica dos alunos.
Palavras-chave: Ensino e aprendizagem de Ciências. Atividades investigativas. Interações discursivas.
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1118 0 bytes Ciências & Cognição 2007; Vol 10: 93-103 |
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