Categoria: Ciências Artigos |
Ensino de Astronomia: erros conceituais mais comuns presentes em livros didáticos de ciências |
Versão: PDF Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
LANGHI, Rodolfo; Roberto NARDI.
O objetivo central deste artigo é refletir sobre a questão dos erros conceituais de Astronomia presentes em livros didáticos, uma vez que estes recursos representam, muitas vezes, a única fonte de consulta utilizada pelo professor no preparo de suas atividades didáticas. Visando subsidiá-lo em sua prática pedagógica, o artigo apresenta, a partir de estudos de pesquisadores em ensino de Ciências, um levantamento bibliográfico sobre os problemas conceituais mais comuns acerca do tema. São realizadas, ainda, breves reflexões a respeito de problemas de ensino e aprendizagem, possivelmente decorrentes dos erros assinalados inicialmente. Resultados de algumas pesquisas sobre o tema, divulgadas após a revisão dos livros didáticos empreendida pelo Ministério da Educação nos últimos anos, dentro do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD), também são elencados.
Palavras-chave: Ensino de Ciências. Ensino da Astronomia. Avaliação do livro Didático. Erros conceituais.
|
1780 0 bytes Cad. Bras. Ens. Fís., v. 24, n. 1: p. 87-111, abr. |
|
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.