Educadores


Ínicio : Ciências : Artigos : 

Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Atividades de Elaboração Conceitual por Estudantes na Sala de Aula de física na EJA Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
FREITAS,Erico Tadeu Fraga; AGUIAR, Orlando Aguiar.

Neste trabalho analisa-se a atividade de elaboração conceitual por jovens e adultos no contexto da sala de aula de Física, na aprendizagem da primeira lei de Newton. O material empírico analisado consiste das produções escritas dos alunos, nas quais argumentam sobre a possibilidade de movimento da Terra valendo-se dos conceitos de inércia e movimento relativo. A análise, inspirada na Filosofia da Linguagem de Bakhtin, se volta para os conteúdos e modos de dizer dos estudantes, buscando neles examinar os diálogos entre suas próprias palavras e as “palavras alheias” da ciência escolar. Indicamos cuidados metodológicos na seleção e análise do texto, para o qual foram usados alguns dos modos de relação entre a palavra alheia e o sujeito falante: “o assentimento” e “os entrelaçamentos”, a partir da noção de “discurso citado” e “construção híbrida”. Os resultados obtidos indicam uma maior relação de assentimento dos estudantes ao discurso da ciência escolar.

Palavras-chave: Formação de Conceitos. Apropriação. Análise do Discurso. Bakhtin. EJA.

Downloads 384  384  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. Ensaio - Belo Horizonte - v.12 - n.01 - p.43-  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.