Categoria: Ciências Artigos |
"Saúde como compreensão de Vida":Avaliação para inovação na educação em saúde para o ensino fundamen |
Versão: PDF Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
DINIZ, Maria Cecília Pinto; OLIVEIRA, Tatiana Carolina de; SCHALL, Virgínia Torres.
Demandas atuais indicam ser necessário pensar formas diferenciadas de ensinar saúde. A prática defendida e orientada pelo MEC nos PCNs é de que a saúde seja um eixo transversal ao currículo, considerando a escola como parceira da família e da sociedade na promoção da saúde das crianças e dos adolescentes. Nessa perspectiva, a escola tem uma co-responsabilidade de orientação. A proposta representa um avanço efetivo, mas esbarra em diferentes questões, desde a valorização da formação científica de professores e alunos na Educação Básica até a falta de qualidade na maioria dos livros didáticos. Assim, o objetivo do estudo consistiu em promover o resgate histórico das características formais, organização e metodologia do livro “Saúde, como Compreensão de Vida” (MS/DNES – MEC/PREMEM, 1977), publicação inovadora nos anos de 1980. Além disso, foi realizado um estudo exploratório de avaliação por especialistas visando subsidiar a criação de um livro sobre saúde destinado ao ensino fundamental.
Palavras-chave: Avaliação. Resgate Histórico. Livro Didático. Saúde.
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1243 0 bytes Rev. Ensaio - Belo Horizonte - v.12 - n.01 - p.119 |
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