Categoria: Ciências Artigos |
Concepções de futuros professores sobre águas subterrâneas |
Versão: PDF Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
SABINO, Claudia de Vilhena Schayer; LOBATO, Wolney; COUTINHO, Francisco Ângelo; ATAIDE, Ana Caroline Zampiroli; BUENO, Amaury Pires.
Águas subterrâneas são fonte de água potável para muitas pessoas em todo o mundo, principalmente em áreas rurais. Por este motivo a qualidade destas águas é de importância fundamental. Inúmeros materiais tem sido identificados como contaminantes de águas subterrâneas. Apesar de ser este um precioso recurso natural, poucos professores tem conhecimento suficiente sobre o tema, compreendendo os diferentes conceitos envolvidos. Este estudo teve como objetivo avaliar as percepções e o conhecimento sobre o assunto de futuros professores de ciências. 100 estudantes de licenciatura participaram da pesquisa e os resultados indicam que os participantes tem concepções insuficientes sobre os princípios de hidrologia, apesar da importância das águas subterrâneas para a saúde, economia e qualidade de visa. Ficou demonstrada a importância de melhorar o conhecimento de alunos e professores sobre conceitos relacionados a este tema.
Palavras-chave: Águas subterrâneas. Fontes de contaminação. Ensino.
|
527 0 bytes Ensaio – Pesq. Educ. Ciênc., dez. 2009, v.11, n.2 |
|
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.