Educadores


Ínicio : Ciências : Artigos : 

Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Análise das reflexões da professora de Ciências sobre a sua realação com os alunos e implicações par Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
ROSA-SILVA, Patrícia de Oliveira; JÚNIOR, Álvaro Lorencini; LABURÚ, Carlos Eduardo.

Neste trabalho enfocamos as reflexões de dimensão discente de uma professora de Ciências. Para a coleta de dados, realizamos uma parceria colaborativa entre a pesquisadora e a professora, durante as horas/atividade na escola. Utilizamos a autoscopia trifásica como estratégia de formação continuada, que possibilitou à professora refletir sobre a prática nas fases pré-ativa e pós-ativa, ou seja, antes e depois de ela ter desenvolvido as aulas (fase interativa). Apresentamos os dados da fase pós-ativa analisados à luz do referencial teórico sobre o conceito de prática reflexiva, segundo Schön (1997, 2000). As reflexões da professora demonstram que ela buscou avaliar a prática educativa mediante questionamentos, proposição de soluções e reestruturação de ações que a levariam a dissolver os preconceitos que criou contra os alunos para melhorar sua ação docente.

Palavras-chave: Ensino de Ciências. Formação Continuada na Escola. Reflexão sobre a Prática.

Downloads 725  725  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. Ensaio - Belo Horizonte - v.12 - n.01 - p.63-  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.