Educadores


Ínicio : Ciências : Artigos : 

Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Freire e Vigotski no contexto da Educação em Ciências: aproximações e distanciamentos Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
GEHLENL, Simoni Tormöhlen; AULER, Milton Antonio Auth2 Décio; ARAÚJO, Maria Cristina Pansera-de; MALDANER, Otavio Aloisio

No contexto da Educação em Ciências, as concepções de Paulo Freire e Lev S. Vigotski, individualmente, têm contribuído para a configuração de novas perspectivas de análise e teorização do conhecimento científico produzido e apropriado pelos sujeitos. O estudo teórico apresentou indicativos de que as idéias de Freire e Vigotski aproximam-se em três aspectos: a) a valorização do conhecimento cotidiano; b) as semelhanças entre o papel dos especialistas em Freire e dos sujeitos mais capazes em Vigotski e c) a conscientização; e apresentam distanciamentos em dois: a) na gênese do conhecimento e b) no ponto de partida do processo de aprendizagem. Além do mais, sinaliza-se que a possível complementaridade das idéias dos autores pode enriquecer propostas curriculares para a Educação em Ciências.

Palavras-chave: Conhecimento Cotidiano e Científico, Gênese do Conhecimento, Educação em Ciências.

Downloads 734  734  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Ensaio - Vol. 10 - nº2 - dezembro de 2008  Site http://www.fae.ufmg.br/ensaio
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.