Categoria: Ciências Artigos |
Concepções de Saúde no Livro Didático de Ciências |
Versão: pdf Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
FREITAS, Elisângela Oliveira de; MARTINS, Isabel
Este trabalho discute quais concepções de saúde permeiam o texto de uma coleção de livros didáticos de ciências, utilizando a Análise de Conteúdo como definida por Bardin, para a análise dos textos como principal referencial metodológico. Observamos que, de forma geral, as concepções higienistas e as pautadas nos aspectos anatômicos/fisiológicos predominam nos livros da coleção analisada. O conceito mais amplo de saúde introduzido a partir da Conferência de Ottawa em 1986 foi pouco explorado pelos textos analisados. Vimos também que, no livro como um todo, não há muitas referências a uma visão mais ampliada da saúde, compreendida enquanto qualidade de vida e não apenas como ausência de doença. Esta maior ênfase nos condicionantes biológicos relacionados à saúde, que representa uma escolha criticada pelo PCN.
Palavras chave: Educação em Saúde. Análise de Conteúdo. Livro Didático.
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1501 0 bytes Revista Ensaio Vol.10 - nº2 - dezembro de 2008. http://www.fae.ufmg.br/ensaio |
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