Categoria: Ciências Artigos |
Calor e Temperatura no Ensino Fundamental: relações entre o ensino e a aprendizagem numa perspectiva |
Versão: pdf Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
AGUIAR, Orlando Jr Nesse trabalho, iremos examinar, em caráter exploratório e preliminar, as possibilidades e contribuições de um Modelo de Ensino como instrumento auxiliar ao planejamento, desenvolvimento e avaliação de propostas de ensino de ciências, voltados para a promoção de mudanças cognitivas. Para isso, serão descritos os instrumentos utilizados no planejamento de um curso introdutório de Calor e Temperatura junto a alunos/as de 8ª série do Ensino Fundamental, e analisados seus resultados. O Modelo proposto procura estabelecer patamares pedagógicos concebidos a partir das tríades sucessivas, que marcam a evolução do conhecimento causal em termos intra, inter e trans-objetais (Piaget e Garcia, 1987). A avaliação dos resultados do trabalho, a partir da análise dos materiais escritos produzidos pelos estudantes ao longo do processo, nos levam a afirmar a complexidade intrínseca da aprendizagem humana, entendendo por complexidade fenômenos históricos, irreversíveis, imprevisíveis e indeterminados (Prigogine e Stengers 1997/1984).
Palavras-chave: Calor e temperatura. Ensino e aprendizagem. Modelo de ensino.
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1132 0 bytes IENCI – V4(1), pp. 73-90, 1999 http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID48/v4_n1_a1999.pdf |
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