Educadores


Ínicio : Ciências : Artigos : 

Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!O efeito da actividade experimental na aprendizagem da ciência pelas crianças do primeiro ciclo do e Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
MATOS, M. Goreti ; VALADARES, Jorge

Neste artigo apresenta-se uma reflexão sobre o ensino experimental da ciência no primeiro ciclo do ensino básico. Ao contrário do que sucede em outros países, o ensino experimental da ciência em Portugal nos primeiros anos de escolaridade não tem feito parte das práticas do dia a dia dos professores na sala de aula. Esta comunicação pretende questionar este fato. Trata-se de uma reflexão resultante de uma investigação envolvendo duas turmas do 4º ano da escolaridade obrigatória. Ela aponta para uma abordagem construtivista e investigativa do ensino da ciência e permitiu não só analisar o entendimento de alunos dos oito aos dez anos, sobre alguns conceitos de ciência mas também comparar esse entendimento em alunos de duas turmas à partida consideradas equivalentes: uma turma em que os alunos foram envolvidos em actividades experimentais, numa lógica construtivista e investigativa (grupo experimental) e outra em que os alunos foram sujeitos ao ensino sobre os mesmos temas, nos moldes tradicionais, portanto sem realização de qualquer atividade experimental (grupo de controlo).

Palavras-chave: Ensino experimental de ciências. Ensino fundamental. Abordagem construtivista.

Downloads 1258  1258  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI – V6(2), pp. 227-239, 2001  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID75/v6_n2_a2001.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.