Categoria: Ciências Artigos |
Concepções Sobre a Natureza da Ciência num Curso de Ciências Biológicas: imagens que dificultam a .. |
Versão: pdf Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
SCHEID, Neusa Maria John; FERRARI, Nadir; DELIZOICOV, Demétrio
A pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de caracterizar as concepções sobre natureza da ciência presentes entre estudantes de um curso de Ciências Biológicas. A metodologia envolveu a elaboração e aplicação de um questionário e realização de entrevistas semi-estruturadas a partir de situações problematizadoras, com um roteiro básico de questões envolvendo conhecimentos de biologia molecular. Os resultados indicam que os estudantes identificam, no trabalho dos cientistas, a descoberta de leis naturais e verdades, e o conhecimento científico como absoluto. Predomina a concepção indutivista-empirista e ateórica, na qual a observação e a experimentação são entendidas como atividades independentes de compromissos teóricos. Os estudantes mostraram dificuldades em distinguir modelo de realidade, o que foi analisado a partir das categorias conexões ativas e conexões passivas, de Ludwik Fleck.
Palavras-chave: Natureza da Ciência. Formação de Professores. Epistemologia. Ludwik Fleck.
|
1138 0 bytes IENCI – V12(2), pp.157-181, 2007 http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID166/v12_n2_a2007.pdf |
|
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.