Educadores


Ínicio : Ciências : Artigos : 

Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Discursos de Professores de Ciências sobre Leitura Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
ANDRADE, Inez Barcellos de; MARTINS, Isabel

Neste trabalho, partimos do pressuposto que os professores atuam como mediadores das práticas escolares de leitura e problematizamos suas práticas, sentidos e representações sobre leitura. Investigamos os sentidos que um grupo de professores de Física, Química e Biologia, que atuam em uma escola federal de ensino médio e técnico, atribuem à leitura. Seguindo um quadro teórico-metodológico identificado como a análise do discurso de linha francesa, consideramos que sentidos, conceitos e concepções de leitura são construídos historicamente, através de discursos produzindo efeitos de sentidos que determinam práticas ideológicas. Nossos resultados mostram que, para esse grupo de professores, não existiram, na sua formação, inicial e continuada, oportunidades de refletir sobre o papel da leitura no ensino e na aprendizagem de ciências.

Palavras-chave: Leitura. Análise do Discurso Francesa. Professores de Ciências.

Downloads 1089  1089  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI – V11(2), pp. 121-151, 2006  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID148/v11_n2_a2006.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.