Educadores


Ínicio : Ciências : Artigos : 

Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!O Conceito de Tempo entre Estudantes de Ensino Fundamental e Médio: uma análise à luz da epistemolog Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
MARTINS, André Ferrer P.; PACCA, Jesuina L. de A.

Este trabalho tem como propósito central compreender aspectos da construção do conceito de tempo por estudantes do ensino fundamental e médio, a partir do referencial epistemológico de Gaston Bachelard. O estudo principal constou da realização de um total de 17 (dezessete) entrevistas semi-estruturadas. A análise do material permitiu delinear as características mais marcantes do processo de conceitualização do tempo, representado por um caminhar no sentido da objetivação e do racionalismo crescentes. Também foi possível avaliar a pertinência de nosso referencial teórico na interpretação desse processo. Particularmente, as noções teóricas de obstáculo epistemológico e de perfil epistemológico mostraram-se férteis quando confrontadas com os dados da pesquisa empírica.

Palavras-chave: Tempo. Perfil Epistemológico. Gaston Bachelard.

Downloads 1052  1052  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI - V10(3), pp. 299-336, 2005  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID133/v10_n3_a2005.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.