Categoria: Ciências Artigos |
Serpentes e Acidentes Ofídicos: um estudo sobre erros conceituais em livros didáticos |
Versão: pdf Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
SANDRIN, Maria de Fátima Neves Sandrin; NARDI, Giuseppe Puorto e Roberto O tema serpentes peçonhentas e acidentes ofídicos constituem um problema em livros didáticos no Brasil devido ao elevado índice de erros conceituais. Visando subsidiar a prática pedagógica do professor, analisamos, sob os aspectos conceitual e metodológico, um total de 27 livros publicados no período de 1982-1999. Os critérios usados na análise conceitual foram a correção científica e a presença de classificações não-científicas. Os aspectos conceituais foram basicamente a presença de contextualização, problematização, proporção entre texto e ilustração, sequência lógica e uso de vocabulário técnico. Na análise conceitual constatamos nos livros a predominância percentual dos problemas relacionados à biologia das serpentes, identificação e diferenciação de peçonhentas e não-peçonhentas, modo inadequado de atendimento ao acidentado ofídico e uso de conceitos antropocêntricos.
Palavras-chave: Educação Científica. Serpentes. Acidentes Ofídicos. Erros conceituais em livros didáticos.
|
1487 0 bytes IENCI – V10(3), pp. 281-298, 2005 http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID132/v10_n3_a2005.pdf |
|
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.