Categoria: Ciências Artigos |
Analogias na Educação em Ciências, Contributos e Desafios |
Versão: pdf Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
DUARTE, Maria da Conceição
Uma analogia é, frequentemente, entendida como uma comparação baseada emsimilaridades entre estruturas de dois domínios de conhecimento diferentes, um conhecido e outro desconhecido. Vários autores têm acentuado a importância das analogias como uma ferramenta valiosa no ensino e aprendizagem das ciências, especialmente de conceitos com um maior grau de dificuldade. Contudo, alguns problemas têm sido associados à sua utilização. Neste trabalho procuraremos contribuir para uma melhor compreensão da utilização de analogias na educação em ciências, através de uma revisão do estado da arte da investigação sobre analogias.
Palavras-chave: Analogia. Ensino e Aprendizagem das Ciências. Investigação em Educação em Ciências.
|
1704 0 bytes IENCI – V10(1), pp. 7-29, 2005 http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID121/v10_n1_a2005.pdf |
|
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.