Educadores


Ínicio : Biologia : Artigos : 

Categoria: Biologia Artigos
Fazer Download agora!O ensino e a aprendizagem dos temas fotossíntese e respiração: práticas pedagógicas baseadas na apre Popular Versão: pdf
Atualização:  11/6/2013
Descrição:
MEDEIROS, S.C. DOS S.; COSTA, M. F. B. DA; LEMOS, E. DOS S.

Este artigo, objetiva analisar a partir da atividade da germinação do feijão, as concepções dos alunos acerca do conhecimento prévio e da aprendizagem dos temas da fotossíntese e respiração. A intervenção da atividade da germinação do feijão, envolvendo cinco situações diferentes, foi realizada em três etapas: a análise do conhecimento prévio dos alunos sobre os fenômenos da fotossíntese e respiração; a discussão das ideias prévias em grupo; e a experimentação extraclasse, com elaboração de relatório individual. Com base nos resultados obtidos, percebeu-se uma evolução dos conhecimentos sobre os temas envolvidos no decorrer das etapas, porém algumas ideias alternativas se mostraram persistentes. Enfim, enfatiza-se a necessidade de se planejar o ensino desses conteúdos de modo a facilitar a aprendizagem significativa.

Palavras-chave: Aprendizagem significativa. Fotossíntese. Respiração. Ensino médio.

Downloads 474  474  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.