Categoria: Arte Artigos |
Leitura da imagem: resgatando a história e ampliando possibilidades |
Versão: PDF Atualização: 16/3/2012 |
Descrição:
GALVANI, Mara Aparecida Magero
Leitura da imagem: uma interação de olhares entre cidade e escola. O artigo aborda a cidade como possibilidade educadora, reforçando o papel da leitura de imagens na escola. A partir da cidade de Antônio Prado, RS, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o texto propõe a leitura da cidade em que a criança e o adolescente vivem como via de acesso para compreender e preservar não só o patrimônio público, mas a vida, visando à construção de um futuro menos predatório, mais crítico, sensível e amoroso. Nessa discussão, também é abordada a concepção de cidade desde Atenas e como se dá, na atualidade, a relação dos corpos humanos com os espaços urbanos, através de ações cotidianas como o morar, o caminhar e o conversar.
Palavras-chave: Leitura. Ensino de artes visuais. Educação patrimonial. Cidade e escola.
|
2530 85.69 KB Revista Educação e Realidade http://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/ |
|
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.