Educadores



Categoria: História Dissertações
Fazer Download agora!Uma história cultural da erva-mate: o alimento e suas representações Popular Versão: PDF
Atualização:  18/10/2013
Descrição:
BOGUSZEWSKI, José Humberto

A presente dissertação trata, na perspectiva de uma história cultural da alimentação, das representações sociais e das consequentes práticas de construção de identidades engendradas pelo uso da erva-mate, como chimarrão e chá, tendo como fontes privilegiadas de pesquisa os rótulos que foram utilizados para identificar as embalagens de erva-mate do final do século XIX até as três primeiras décadas do século XX no Paraná. A erva-mate foi um alimento emblemático e a base da economia paranaense por mais de um século. Exportada para a Argentina, o Uruguai e o Chile, chegava a esses mercados embalada em barricas de madeira em cujas tampas eram colados rótulos redondos litografados que traziam o nome do fabricante, o nome do importador, a marca do produto, além de ilustrações. Alguns exemplares originais destes impressos podem ser encontrados ainda hoje em coleções particulares e no acervo de coleções públicas como a do Parque Histórico do Mate. Pretende- se com a pesquisa, além de resgatar esse patrimônio da cultura material paranaense, buscar na leitura destas fontes iconográficas novas perspectivas de entendimento da história do Paraná.

Palavras-chave: História do Paraná. História cultural. História da alimentação. Rótulos de erva-mate. Design gráfico paranaense. Identidade paranaense. Chimarrão. Chá mate.

Downloads 27044  27044  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma PGHIS - UFPR  Site http://www.humanas.ufpr.br/portal/historiapos/?lang=pt
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.