Educadores



Categoria: Geografia Dissertações
Fazer Download agora!Representação e ensino - A música nas aulas de Geografia: Emoção e razão nas representações geográfi Popular Versão: 
Atualização:  5/9/2013
Descrição:
CORREIA, Marcos Antonio

A pesquisa, Representação e Ensino – A Música nas Aulas de Geografia: Emoção e Razão nas Representações Geográficas, trata deste fazer científico e sua transposição para o ensino. Portanto, mostra como a arte musical e seu aparato metodológico junto aos mapas mentais e atividades didático-pedagógicas podem contribuir à educação formal de alunos das séries iniciais do ensino médio, representados por estudantes dos grupos A e B de colégios da rede pública do Estado do Paraná. Para tanto, coloca a vertente humanista cultural como a mais indicada no trato dos saberes. Constata, a importância da relação emoção e razão na evolução do conhecimento, assim como, o subjetivismo e o intersubjetivismo na percepção fenomenológicas representacionais, do individual e coletivo, enquanto sujeito/ator geográfico e social. Pelo lado da geografia escolar, demonstra que a música/canção dinamiza a intencionalidade e equilibra os saberes: conhecer, fazer, ser e viver, pois a linguagem musical facilita a comunicação e a função pedagógica na geografia em sala de aula, além de favorecer abordagem empírica e aplicação das atividades, ressignificando os conteúdos geográficos, proporcionando o resgate das emoções, motivadas pelas canções escolhidas e compartilhadas pelos alunos que concebem percepções e representações signo-imagéticas sistematizadas em textos e imagens configuradas em mapas mentais.

Palavras-Chave: Representação. Geografia humanista Cultural. Geografia escolar. Música. Mapas mentais.

Downloads 5486  5486  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFPR  Site 
Avaliação: 10.00 (2 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.