Educadores



Categoria: Geografia Dissertações
Fazer Download agora!A segurança alimentar e nutricional na produção da cidade reflexões a partir do bairro Capão da Imbu Popular Versão: 
Atualização:  5/9/2013
Descrição:
RIBAS, Maria Teresa Gomes de

A relação entre o processo de urbanização e a questão alimentar-nutricional no Bairro Capão da Imbuia (zona leste de Curitiba-PR), enfocada segundo o conceito de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) e elaborada na perspectiva geográfica, está no centro da abordagem do presente trabalho. A questão alimentar se refere a aspectos do acesso aos alimentos em sua mediação pelos processos de produção e comercialização. A questão nutricional diz respeito às práticas alimentares declaradas por habitantes do bairro, mediante grupos focais e entrevistas, como subsídios explicativos do desfecho nutricional orgânico. A perspectiva metodológica da pesquisa reflete aspectos do princípio dialético, envolvendo uma abordagem histórica do problema, com suporte complementar analítico numa vertente científica humanista. Considerou-se que a problemática alimentar-nutricional no bairro tem sua origem e transformação mediante conexões com outros sistemas (socioculturais, políticos, econômicos), numa dinâmica processual permeada por conflitos e contradições, a partir das forças que historicamente os determinam nas relações sociais estabelecidas em diferentes escalas espaciais. Produziu-se uma análise combinada das perspectivas dos atores em seu espaço vivido com um arcabouço teórico sistematizador do contexto social do cotidiano, onde se configuram as experiências alimentar e nutricional.

Palavras-chave: Geografia humana/da saúde. Segurança alimentar e nutricional. Urbanização. Curitiba/Bairro Capão da Imbuia.

Downloads 6607  6607  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://www.ufpr.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.