Educadores



Categoria: Geografia Dissertações
Fazer Download agora!A apicultura como altenativa socialm econômica e ambiental para a XI mesorirregião do nordeste do Pa Popular Versão: 
Atualização:  5/9/2013
Descrição:
LIMA, Sirlei Aparecida Milano de

A apicultura na mesorregião no Noroeste do Paraná vem sendo desenvolvida há alguns anos por pequenos agricultores, onde poucos já praticam a apicultura como atividade principal e outros como atividade complementar. Este trabalho objetivou analisar a atividade apícola como alternativa social, econômica e ambiental para a região estudada. Neste cenário, a agricultura está integrada entre o homem e o meio ambiente, agregando valor com a produção de recursos renováveis e ao mesmo tempo se torna vulnerável à exploração excessiva do manejo inadequado. Assim se justificou este estudo visando tornar a apicultura uma alternativa rentável, contribuindo com a região, abordando desenvolvimento rural, agricultura familiar e a sensibilização dos agricultores em relação às questões ambientais. Nestes termos, conclui-se que a apicultura é importante para a região, interligando os aspectos sociais, econômicos e ambientais, de forma que proporcione a agricultura familiar, a fixação do homem no campo e a prática da apicultura adequada neste contexto caracteriza o desenvolvimento sustentável frente aos recursos naturais, muda a consciência dos produtores sobre a conservação do meio ambiente e, acima de tudo, gera renda, trabalho e alimento às famílias.

Palavras-chave: Apicultura. Desenvolvimento sustentável. Agricultura familiar. Proteção ambiental. Recursos naturais. Conservação.

Downloads 2539  2539  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://www.ufpr.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.