Educadores



Categoria: Geografia Dissertações
Fazer Download agora!Diagnóstico socioambiental da bacia do Ribeirão dos Padilhas: O processo de ocupação do loteamento b Popular Versão: 
Atualização:  5/9/2013
Descrição:
Diagnóstico socioambiental da bacia do Ribeirão dos Padilhas: O processo de ocupação do loteamento bairro novo, Sítio Cercado Curitiba-PR

FERREIRA, Sandra Lessa da Silva

Considerando o intenso processo de urbanização, as bacias hidrográficas localizadas em áreas urbanas estão sujeitas à maior interferência humana. Adaptando a metodologia desenvolvida por Mendonça (1999), a qual se baseia na Teoria Geral dos Sistemas, a bacia do ribeirão dos Padilhas, localizada na porção sul/sudeste na cidade de Curitiba-PR, será analisada integrando os processos naturais e antrópicos. O presente trabalho tem como enfoque o surgimento e acelerado crescimento do loteamento Bairro Novo e sua relação com a degradação ambiental na área em estudo. Por se tratar de uma pesquisa socioambiental, a desigual distribuição de renda é analisada como agravante das condições de utilização dos recursos hídricos, como o lançamento de esgotos domésticos diretamente nos cursos d’água pela população local que enfrenta graves problemas de moradia e saneamento básico.

Palavras-chave: Degradação ambiental. Diagnóstico. Problemas socioambientais.

Downloads 2595  2595  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://www.ufpr.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.