Educadores



Categoria: Geografia Dissertações
Fazer Download agora!São José dos Pinhais no contexto da recente industrialização metropolitana: reflexos socioespaciais Popular Versão: 
Atualização:  5/9/2013
Descrição:
São José dos Pinhais no contexto da recente industrialização metropolitana: reflexos socioespaciais

TAVARES, Lilian Pérsio de Oliveira

O objetivo desta dissertação é analisar e compreender as transformações socioespaciais que ocorreram na porção Leste da Região Metropolitana de Curitiba, mais precisamente no município de São José dos Pinhais, a partir da implantação dos distritos industriais que abrigam, essencialmente, montadoras de veículos como a Audi e a Renault, e suas fornecedoras. Somam-se a estes empreendimentos obras de infraestrutura importantes, como a conclusão do Contorno Leste e a ampliação e melhoria no aeroporto Afonso Pena, além da questão mais polêmica e relevante deste processo: a instalação do principal distrito industrial de São José, onde está localizada a montadora francesa de veículos Renault, que se deu em uma área originalmente de manancial de abastecimento público. Fato por si só impactante sob o ponto de vista negativo, em função da natureza dos processos produtivos deste segmento industrial com riscos permanentes de poluição do Rio Pequeno e seus afluentes. Com relação
às outras variáveis estudadas, verificou-se que não ocorreram no município picos de crescimento populacional em função da instalação do polo industrial. Historicamente, esta é uma área que vem sendo ocupada, nas últimas décadas, por grandes adensamentos populacionais entre eles áreas de invasão. No que diz respeito à economia local e regional houve um aumento significativo na geração de empregos industriais em que pese a estruturação das mesmas estarem baseadas no processo de acumulação flexível. Evidenciaram-se, ainda, com este trabalho, os conflitos ocasionados pelos vários usos para o mesmo recurso natural e ocasionados, também, pela busca da apropriação do espaço urbano.

Palavras-chave: Mananciais. Indústrias. Espaço urbano. Metropolização. Crescimento populacional.

Downloads 2540  2540  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://www.ipardes.gov.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.