Educadores



Categoria: Língua Portuguesa Dissertações
Fazer Download agora!A criança e a recepção da literatura infantil contemporânea: uma leitura de Ziraldo.  Popular Versão: 
Atualização:  31/10/2012
Descrição:
BIER, Marilena Loss.

Esta pesquisa trabalha o envolvimento da literatura infantil enquanto obra de arte na evolução mental da criança. Reflete sobre a incorporação ou recepção da literatura de acordo com o desenvolvimento biológico, psíquico e cognitivo da criança no contexto sócio-histórico brasileiro. E investiga como a literatura infantil interfere no desenvolvimento do pensamento e da linguagem de seus leitores a partir da interação destes com os textos literários de Ziraldo; pela preocupação deste autor com o crescimento e o amadurecimento da criança, livre de modelos impostos, valorizando cada indivíduo com suas diferenças. Esses aspectos nobilitam as obras literárias que interessam a este público e permitem à criança o descobrir-se e descobrir o outro. A facilidade de Ziraldo em dialogar diretamente com o imaginário do universo infantil evidencia-se porque respeita a perspectiva do leitor, preservando o seu espaço durante a leitura, estimulando interesses e agindo sobre as forças do intelecto como a imaginação e o senso estético, auxiliando no desenvolvimento e na evolução psíquica da criança.

Downloads 4689  4689  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNISUL  Site http://aplicacoes.unisul.br/pergamum/biblioteca/index.php?resolution2=1024_1&tipo_pesquisa=&filtro_b
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.