Educadores



Categoria: Língua Portuguesa Dissertações
Fazer Download agora!A chegada de Hitler no inferno": percursos intertextuais ou polifônicos presentes na literatura de c Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
LOPES, Carla Beatriz Souza

O presente trabalho propõe uma leitura do poema de cordel A chegada de Hitler no inferno, de Cuíca de Santo Amaro, a partir da ideia da literatura de cordel como um percurso intertextual e polifônico. Abordar a literatura de cordel deste ponto de vista não significa, entretanto, considerá-la literatura que só possui valor enquanto se remete a textos do passado. O objetivo do trabalho é, portanto, ler o texto já citado a partir das ideias de Mikhail Bakhtin acerca da linguagem poética enquanto dupla, ou seja, como intertextual. Para tanto, observar-se-á as relações do poema de Amaro com os autos medievais, com os mitos e, ainda, com os processos que colaboram para a carnavalização do texto a ser analisado.

Palavras-chave: Cordel, mito, carnavalização.

Downloads 1501  1501  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem  Site http://www3.unisul.br/paginas/ensino/pos/linguagem/disserta/020.htm
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.