Educadores



Categoria: Língua Portuguesa Dissertações
Fazer Download agora!O imaginário de Veja sobre "Os Lulas Presidenciáveis" Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
FERNANDES, Carolina

Este trabalho tem como objetivo compreender o imaginário da revista brasileira Veja, publicada pela Editora Abril, sobre o político Luiz Inácio Lula da Silva (conhecido como Lula) durante os períodos nos quais este concorreu à Presidência da República. Como meio de acesso a esse objeto de reflexão, elegemos as capas da revista Veja cuja matéria principal se referia à candidatura de Lula nas eleições de 1989, 1994, 1998, 2002 e 2006, assim como sequências discursivas recortadas do interior das reportagens. A partir da análise da materialidade das capas de Veja, objetivamos verificar se a representação imagética produzida sobre Lula recebe uma ressonância significativa ao longo desses diferentes períodos eleitorais, podendo, desse modo, configurar-se como um conjunto de reescrituras. Para tanto, o trabalho foi organizado em três partes. A primeira parte do estudo estabelece o referencial teórico que fundamenta a análise. Nesta parte, abordamos aspectos teóricos da Análise do Discurso de linha francesa, apontando seus principais conceitos, a fim de construir o referencial teórico a partir do qual faremos nossas análises. Assim, além das noções preliminares de língua, discurso, sujeito, ideologia e formação discursiva, noções como texto, memória, paráfrase discursiva e reescritura tornaram-se essenciais à realização de nossa proposta de trabalho. Já a segunda parte apresenta os procedimentos que preparam e sustentam metodologicamente as análises das capas de Veja.

Palavra-chave: Análise do discurso. Discurso político. Editora Abril. Revista Veja. Formação discursiva. Governo Lula. Ideologia. Imaginário. Silva, Luiz Inácio Lula da. 1945. Sujeito.

Downloads 643  643  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal do Rio Grande do Sul  Site http://hdl.handle.net/10183/16226
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.