Educadores



Categoria: Língua Portuguesa Dissertações
Fazer Download agora!Lima Barreto: representações, diálogos e trajetórias literário-culturais Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
Mello, Ana Maria Lisboa de

O presente trabalho tem como objetivo analisar como se apresentam e estão representados os universos sociais, políticos e culturais da cidade do Rio de Janeiro, durante a Primeira República, nas narrativas de Lima Barreto. O estudo procura apontar, na leitura das obras do autor, como ele se opõe à imagem construída pela elite republicana de um Estado moderno e de um Rio civilizado, revelando as marcas literárias dessa contraposição. Dessa forma, busca-se evidenciar, na dissertação, as estratégias de oposição ao poder da elite política e caracterizar as concepções de literatura do escritor, relacionando-as ao cotidiano das comunidades urbanas e suburbanas cariocas desse período histórico. A pesquisa se propõe ainda a realizar uma aproximação teórica e metodológica entre Literatura e História que viabilize a percepção e o entendimento dos textos de Lima Barreto, no contexto cultural e social em que foram produzidos.

Palavras-chave: Barreto. Lima. 1881-1922. Crítica e interpretação. Literatura brasileira. Literatura e História. Primeira República.

Downloads 794  794  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal do Rio Grande do Sul.  Site http://www.lume.ufrgs.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.