Educadores



Categoria: Química Dissertações
Fazer Download agora!Representações de estruturas submicroscópicas no ensino de ciências da natureza e suas tecnologias:  Popular Versão: 2010
Atualização:  9/8/2013
Descrição:
SANGIOGO, Fábio André

Considerando-se que é incipiente o número de estudos sobre o uso de representações de estruturas submicroscópicas em livros didáticos e em aulas da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, esta pesquisa analisa tais representações, focalizando reflexões sobre o uso das mesmas numa perspectiva direcionada à promoção de conhecimentos científicos escolares mais significativos e socialmente relevantes. Foram analisados livros didáticos de Biologia e Química do ensino médio, bem como interações de sujeitos em formação para o ensino, na área. Para isso, foram desenvolvidos e acompanhados módulos de interação em aulas de componentes curriculares dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e em Química da Unijuí, com aplicação de questionários e registro de depoimentos sobre representações de estruturas submicroscópicas, em reuniões com sujeitos participantes do módulo. Com base na vertente teórica bachelardiana, a atenção se volta para alguns obstáculos epistemológicos que acompanham o ensino das Ciências. Por outro lado, a partir do referencial histórico-cultural, o olhar se volta para processos de construção de conhecimentos escolares mediante interações típicas a aulas de Ciências da Natureza, considerando-se a multiplicidade de contextos socioculturais em que professores e estudantes aprendem e se desenvolvem. Resultados indicam a importância de discussões sobre limites e potencialidades no uso de representações de estruturas submicroscópicas que acompanham abordagens de conteúdos/conceitos escolares. Conclui-se o trabalho ressaltando a necessidade da mobilização de saberes docentes importantes de serem considerados no processo de mediação didática de conteúdos/conceitos que envolvem o uso de representações de estruturas submicroscópicas. Abordagens, discussões e reflexões sobre as mesmas no ensino e na formação de professores podem contribuir no enfrentamento de obstáculos que limitam o acesso a conhecimentos científicos escolares que sejam coerentes com as Ciências e, também, relevantes para a formação de uma cidadania socialmente responsável.

Palavras-Chave: Formação de professores; Ensino de Ciências; Interações; Obstáculos epistemológicos; Representações de estruturas submicroscópicas.

Downloads 2613  2613  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNIJUÍ  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.